As alergias e intolerâncias alimentares (IA) são uma problemática crescente e têm um impacto negativo na economia familiar, interações sociais, absentismo laboral e escolar, bem como na qualidade de vida dos indivíduos, por isso, têm ganhado importância na comunidade científica médica, onde estima-se que cerca de 15% a 20% da população mundial seja afetada por alguma intolerância alimentar.

As IA são reações mediadas pela produção de anticorpos IgG, diferente das alergias que são mediadas pelos anticorpos IgE.

Os sintomas são muito variáveis, podendo apresentar: dor e distensão abdominal, diarreia, obstipação, cefaleias, urticária, fadiga, dores musculares, dificuldades de concentração, ansiedade ou depressão, entre outros. Cerca de 50% a 84% dos pacientes diagnosticados com distúrbios gastrointestinais funcionais associam o aparecimento dos sintomas com IA.

Para o tratamento de pacientes com intolerância alimentar é necessário a retirada do alimento de sua dieta e acompanhamento. Por isso, a detecção do alimento que causa a intolerância permite um tratamento rápido e melhora na qualidade de vida do paciente.

O teste de intolerância alimentar identifica alimentos que levam à produção de anticorpos IgG, que poderão estar na origem de diversas doenças, como, transtornos gastrointestinais (síndrome do cólon irritável), alterações dermatológicas (eczema), sobrepeso, enxaqueca e artrite. Vale ressaltar que os resultados devem ser sempre correlacionados com a condição clínica do paciente.

E para o diagnóstico de intolerâncias alimentares, a SUPER DIAGNÓSTICA disponibiliza na Região Sul do país o KIT FOOD INTOLERANCE 90G ELISA, com apresentação de 3 testes, fornecidos pelo fabricante americano Biomerica que detecta a presença de anticorpos IgG contra mais de 90 alimentos das diversas famílias:

Frutos do mar:
Molusco, bacalhau, merluza, lagosta, salmão, sardinha, camarão, linguado sole, lula, truta e atum.

Leite e ovos:
Leite de vaca, ovo, clara, gema e iogurte.

Queijos:
Queijo americano, queijo cottage e queijo curado.

Carnes:
Carne de frango, carne de cordeiro, carne suína, carne de coelho e carne de peru.

Legumes, verduras e hortaliças:
Alcachofra, aspargo, brócolis, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, acelga, pepino, berinjela, ervilha verde, alface, alface-americana, feijão-de-lima, cebola, feijão-pinto (feijão carioca), batata, espinafre, abóbora, vagem, batata-doce e tomate.

Ervas e especiarias:
Canela, alho, pimenta-verde, manjerona, salsa e pimenta.

Frutos secos:
Amêndoa, noz-de-cola, amendoim, noz-preta e noz.

Cereais e sementes:
Grãos integrais, cevada, cana-de-açúcar, grão-de-bico, café, milho, lentilha, semente de mostarda, aveia, arroz, centeio, soja, semente de girassol, trigo, fermento (pão) e levedura (cerveja).

Frutas:
Maçã, abacate, banana, melão, uva branca, uva concord, toranja, limão, laranja, pêssego, pera, abacaxi, ameixa e morango.

Outros:
Manteiga, chocolate, mel, cogumelo, oliva, chá e chá-preto.

Fonte: Vyttra Diagnósticos

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar